Projeto Tecendo Redes para o Bem Viver promove experiências comunitárias e soluções sustentáveis através das tecnologias sociais

“Quando falamos de ‘meio ambiente’, fazemos referência também a uma particular relação: a relação entre natureza e a sociedade que a habita. Isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida. Estamos incluídos nela, somos parte dela e compenetramo-nos”. Papa Francisco – Laudato Si.

Dialogando com a encíclica Laudato Si, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2) vem promovendo iniciativas de convivência com a natureza e pela busca por soluções sustentáveis e ecologicamente, como é o caso do projeto Tecendo Redes para o Bem Viver que tem implementado a experiência das Unidades Demonstrativas Territoriais (UDTs) a partir da construção das tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, sendo elas canteiros econômicos, bioáguas, fogões ecológicos e biodigestores.

Entre os dias 11 e 14 de março, na Diocese de Campina Grande, na Paraíba, a CBNE2 realizou a Oficina teórica e prática sobre fogão agroecológico, onde contou com a participação de educadores sociais, agentes de desenvolvimento local (ADL), multiplicadores de tecnologia social (pedreiros) e agricultores(as) das Cáritas Diocesana de Garanhuns, Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, Cáritas Diocesana de Caicó, Ação Social Diocesana de Patos, Cáritas Diocesana de Guarabira, Cáritas Diocesana de Campina Grande, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Cáritas Diocesana de Mossoró. O objetivo da oficina foi capacitar os agentes Cáritas sobre a implementação da tecnologia social do fogão agroecológico e a disseminação do fogão agroecológico, impulsionando a implantação simultânea de 35 fogões agroecológicos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, por meio do Projeto Tecendo Redes Para o Bem Viver. “Estou muito feliz por ter sido contemplada com um fogão e isso vai ajudar demais a minha família. Só tenho a agradecer à Cáritas”, disse Lucicleide Gomes da Silva, da comunidade de São Sebastião, de Lagoa da Roça.

Em processo de execução em oito Entidades-Membro, o Tecendo Redes reforça as iniciativas comunitárias e familiares para convivência com a natureza através dos Biomas Mata Atlântica e Caatinga do Nordeste brasileiro, na perspectiva de gerar experiências exitosas que possam se converter em políticas públicas para a agricultura familiar desses biomas.