Migração Refúgio e Apátridas

Diante da crise humanitária em várias partes do mundo, decorrentes de vários fatores, como conflitos e desastres ambientais, e atentos às orientações da Igreja no que diz respeito ao acolhimento de refugiados, iniciamos recentemente diálogo com instituições públicas, privadas e da sociedade civil para encontrarmos soluções conjuntas e favorecermos assim a inserção social desse público. Ao mesmo tempo, na perspectiva do diálogo inter-religioso e ecumênico, procuramos estabelecer pontes entre lideranças e fieis com a finalidade de combater qualquer tipo de preconceito, seja de ordem cultural e/ou religioso.

Em resposta à crise humanitária que se instalou no Brasil, em 2017, com a chegada de milhares de migrantes venezuelanos às cidades de Boa Vista e Pacaraima, no norte do país, a Cáritas Brasileira, organizações governamentais e entidades da sociedade civil desenvolveram ações emergenciais e programas para acolhida e integração dessas famílias em todo o país.

Neste sentido, a  Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, organismo da CNBB, com atuação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem desenvolvido ações para as centenas de famílias que aportaram nestes estados. Iniciativas  baseadas em áreas temáticas como  Acolher – Espaços adequados, atendimento especializado; Proteger – Articulação das políticas públicas e garantir direitos; Promover – Desenvolvimento, autonomia e protagonismo; Integrar- Construção da espiritualidade, cultura do encontro, acesso ao mundo do trabalho.

Em execução na Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 estão os seguintes projetos:

• Projeto CRECIENDO
    Parceiro : Fundação Interamericana -IAF
    Objetivo Geral: Implementar ações que integrem e promovam a inclusão sócio laboral de imigrantes venezuelanos/as que estão no territórios de abrangência (RN,PE,PB e AL) da Cáritas Brasileira Regional NE2 , e de fortalecer a Casa de Direitos de Pernambuco.
  • Projeto RAFA -Rede de amor, Fraternidade e Amizade
    Parceiro : Doador
    Objetivo Geral: Implementar ações na perspectiva da Economia Popular Solidária que integrem e promovam a inclusão sócio laboral de imigrantes venezuelanos (as) que estão no estado de Pernambuco.
  • Projeto Fundo de Apoio Emergencial: COVID-19
    Parceiro : Fundo Brasil
    Objetivo Geral: Realizar apoio a 136 famílias de migrantes e refugiados venezuelanos, entre eles de 86 indígenas da etnia warao, através das ações de suporte como acompanhamento psicossocial, acompanhamento a duas casas ocupadas no centro de Recife e suporte as equipes.
  • Projeto Europana
    Parceiro : União Europeia
    Objetivo Geral: Contribuir para garantir uma migração segura e informada e preencher lacunas críticas na assistência humanitária e na integração de cidadãos venezuelanos vulneráveis, na Venezuela e nos países de acolhimento, em especial mulheres, crianças, populações indígenas e afrodescendentes, pessoas com deficiência e idosos.
  • Projeto Fortalecimento da Casa de Direitos PE: Uma ação formativa e solidária com foco na inclusão social
    Parceiro : Ministério da Justiça
    Objetivo Geral: Complementar e fortalecer as ações previstas no Programa PANA da Cáritas Brasileira em parceria com a Cáritas Suíça e a USAID no sentido de implementar ações que promovam a inclusão sóciolaboral de 204 venezuelanos/as que serão acolhidos/as nas 11 casas de passagem na Região Metropolitana do Recife”. Adotando os princípios (Acolher – Proteger – Prover – Educar) como base para o trabalho com imigrantes, refugiados e apátridas.
  • Projeto OIM, PRM – USA / Resposta COVID-19
    Parceiro : PRM USA
    Objetivo Geral: Suprir de forma emergencial e temporária a demanda por gêneros alimentícios e bens de primeira necessidade da população migrante e refugiada em situação de vulnerabilidade impactada pela pandemia da COVID-19 no Brasil.