A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da instituição católica alemã, Misereor, lançou no ano de 2022 uma campanha sobre os impactos dos parques de energia eólica nos Estados nordestinos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, território onde atua em 18 Entidades Membro. A iniciativa aconteceu graças ao Projeto “Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver”.

A campanha

O objetivo da campanha foi alertar sobre o sofrimento das comunidades tradicionais, rurais e ribeirinhas atingidas pelos impactos socioeconômicos, ambientais e de saúde causados pelo atual modelo de implementação dos megaprojetos de energia eólica. A iniciativa buscou ainda ampliar o debate sobre a importância de repensar novas formas de geração da energia limpa e descentralizada, que respeitem as comunidades e promovam o Bem Viver das famílias dessas localidades.

Mobilização social

A campanha ao longo da sua execução apresentou alguns conteúdos de incidência como a websérie “Pra quem sopram os ventos?” dividida em seis episódios lançados semanalmente no canal do Youtube da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 –CBNE2, além de uma exposição fotográfica itinerante, que circulou por universidades públicas e privadas nos 4 estados de atuação da instituição. A campanha também realizou rodas de conversas em comunidades tradicionais e ribeirinhas que tiveram sua paisagem alterada com a chegada das torres eólicas, ou estavam sobre ameaça de implantação em suas terras. E por fim, uma carta aberta foi construída em parceria com organizações e movimentos sociais e foi usada como instrumento de mobilização e incidência política.