Cáritas de Caicó elabora planejamento deste ano e apresenta novos projetos

Os agentes da Cáritas Diocesana de Caicó realizaram, no último dia 26 de fevereiro, encontro para definir o Planejamento Anual Operacional 2016 da instituição, no Centro Pastoral Dom Wagner, na cidade de Caicó (RN).

Foi um dia de trabalho intenso, sob a assessoria de Walter Van Oosterhout, para elaborar um calendário envolvendo as ações já em execução e financiadas pela Misereor, pelos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade e as que vão ser executadas com recursos dos Fundos Municipais de Direitos dos Idosos e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e também da União Européia, por intermédio do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira.

Projetos vão beneficiar crianças, adolescentes e idosos

Dentro do planejamento, foram apresentados os projetos aprovados recentemente que totalizam R$ 147 mil, voltados para a atenção ás crianças, adolescentes e idosos. Esse montante veio, por meio de convênio com o Banco do Nordeste, dos Fundos Municipais de Direitos dos Idosos e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

No caso dos idosos, os recursos irão possibilitar a formação da Rede Regional Seridó de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, com conselheiros, pessoas idosas, agentes públicos e lideranças da sociedade civil organizada que atuam na promoção dos direitos humanos e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa na Região do Seridó.

Já o segundo convênio é destinado às ações socioeducativas e culturais com crianças e adolescentes em situação de risco, articuladas a formação cidadã, na perspectiva do desenvolvimento humano, social e comunitário, visando à construção da cidadania e o protagonismo destes sujeitos, na superação da exclusão social, da prevenção do uso das drogas, integrando família e comunidade para atuarem como agentes protagonistas de seus direitos.

Com esse volume de R$ 147 mil, já foi possível ampliar a equipe de 3 para 7 pessoas. Dentre os novatos, estão uma assistente social, uma psicóloga e dois educadores sociais.

Por Wagner Cesário | Assessoria de Comunicação da Cáritas NE2, com informações da Cáritas Diocesana de Caicó (RN)