CBNE2 participa de encontro de formação sobre salvaguardas socioambientais para energias renováveis

O Encontro de Formação sobre Salvaguardas Socioambientais para Energias Renováveis aconteceu de 12 a 14 de abril em Lagoa Seca (PB) como uma iniciativa da Coalizão dos Atingidos pelas Renováveis dos Territórios do Seridó e Borborema com o objetivo de debater com representantes de organizações e movimentos sociais sobre ferramentas e estratégias para responder aos riscos e impactos sociais e ambientais provocados pela implementação de grandes projetos de geração de energia renovável na região.

Cerca de 50 representantes da sociedade civil tiveram a oportunidade de conhecer melhor mecanismos que podem ser utilizados na prática para salvaguardar os direitos das pessoas e do Meio Ambiente e trocar informações e experiências que têm acumulado.

Para Daniel Lins, assessor de Incidência Política da CBNE2, “foi muito importante participar do encontro porque a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 tem uma atuação histórica em comunidades que têm sido severamente prejudicadas com a implantação de parques de geração de energia renovável e temos nos dedicado a trabalhar com o tema”.

Ele finaliza. “O modelo de implantação desses empreendimentos tem atendido prioritariamente a interesses econômicos e não tem levado em consideração com seriedade os danos causados ao Meio Ambiente e ao modo de vida das pessoas”.

Com o encontro de formação, as organizações da sociedade civil e movimentos sociais saem mais fortalecidos de forma coletiva e preparados para defender os direitos socioambientais, buscando pautar uma transição energética que seja verdadeiramente justa, popular e inclusiva.