Lançamento do projeto Quintais Produtivos é marcado pelo protagonismo das mulheres agricultoras

As mulheres que são líderes em seus territórios passam pelo árduo desafio de afirmarem a agroecologia como forma de produção e, ao mesmo tempo, afirmarem sua própria posição de liderança.

Neste sentido, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2) em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) lançou, na última semana, o projeto Quintais Produtivos, na Cúria Arquidiocesana de Recife e Olinda. O projeto visa estimular processos educativos voltados para a convivência com os biomas, promovendo segurança alimentar, soberania alimentar e inclusão produtiva das famílias. Além disso, busca-se fortalecer a organização produtiva das mulheres rurais para que possam incidir nas políticas públicas de apoio à agricultura familiar nos territórios.

O lançamento teve início com a apresentação das mulheres do Quilombo Mundo Novo, do município de Buique, que trouxe o samba de coco animando todos os presentes. Logo após, houve a abertura oficial recepcionando todos(as) que estavam no local naquela manhã. No local, agricultores(as), representações de secretarias estaduais e federais, Arquidiocese de Olinda e Recife, Fundação Banco do Brasil e Banco do Brasil puderam estar juntos(as) para acolher o novo projeto e falar um pouco dos seus benefícios.

“Hoje é um dia para nós de comemoração e de alegria”, iniciou a presidenta do Banco do Brasil, Taciana Medeiros. “Vamos fazer um movimento de boas coisas. Estar aqui hoje, entregando um pouquinho desse movimento de boas coisas, só reforça o quanto é importante os projetos sociais na vida de tantos. Eu sou dessa terra, eu sei que a gente é capaz de transformar muitas histórias. O Banco do Brasil está muito feliz por fazer parte dessa parceria”, completa.

Unidos(as) por um só propósito, a CBNE2 e FBB puderam formalizar a parceria, marcando o início de um importante projeto em prol da comunidade. “O projeto Quintais Produtivos será de grande importância, considerando o contexto da fome, da diversidade e equidade de gênero. A parceria contribuirá para a garantia do direito dessas famílias a terem acesso a alimentos de qualidade”, salientou Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Brasileira Nordeste 2.

Além dos representantes, as famílias que serão beneficiadas com os Quintais Produtivos também participaram do evento, testemunhando o impacto positivo que essa iniciativa terá em suas vidas.

Geisiane de Paula, da comunidade Quilombola Povoado Demanda disse que ser uma das famílias que será contemplada com os Quintais Produtivos trará um grande impulso para ela. “Esse projeto vai nos beneficiar bastante porque nossa produção vai aumentar e assim poderemos ter uma renda através das feiras de agricultura familiar. Fora que incentiva os mais jovens a permanecer na zona rural e dar continuidade a agricultura”, afirmou.

Para enriquecer ainda mais a programação, foi realizada a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária com produtos do(as) agricultores(as)  assessorados pela Cáritas no território de Suape, e dos grupos de mulheres  acompanhados pela área de Economia Popular Solidária, comercializando renda renascença, frutas, doces , hortaliças, bolos, doces, e  diversos artesanatos.

“Isso aqui é a expressão daquilo que o Papa Francisco propõe no documento Economia de Francisco e Clara, de juntar a produção, consumo e os descartáveis a partir de uma lógica evangélica, a lógica de Jesus. Que muitos quintais produtivos e solidários se espalhem pelo Brasil a fora, e possam ajudar mulheres que estão construindo um mundo novo com novas perspectivas, com essas experiências da cidadania, da partilha e de relações mais equânimes, disse o bispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Ao final, Lia de Itamaracá trouxe sua reverência realizando um momento de celebração através de suas canções, além de propor uma grande ciranda para fechar o momento com muita alegria e gratidão.

Projeto Quintais Produtivos

O projeto irá atuar em 24 municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, em parceria com as entidades membros da Rede Cáritas nestes estados. Ele também pretende reduzir a vulnerabilidade socioeconômica, promover segurança alimentar integrada à sustentabilidade ambiental por meio de processos formativos e implantar tecnologias sociais, como: a criação de galinhas, instalação de hortas, pomares, sistemas agroflorestais (SAF’s), cisternas e plantações de base agroecológica.