Notícias

Escolas rurais da Diocese de Guarabira comemoram a finalização do Projeto Águas para Educar

Escolas rurais da Diocese de Guarabira comemoram a finalização do Projeto Águas para Educar

O Projeto Águas para Educar é uma iniciativa da Cáritas Regional Nordeste 2 (CBNE2), em parceria com a Coca-Cola Brasil, e execução das entidades membro do Regional NE2 nos estados da Paraíba e Pernambuco. Nos dias 29 e 30 de abril a  CBNE2 e  Cáritas Diocesana de Guarabira (PB) participaram das comemorações da finalização do projeto Águas para Educar nas escolas rurais municipais José Rocha Cirne, da comunidade São Domingos, de Ensino Fundamental do Olho D’água, localizada no Assentamento Redenção, ambas no município de Bananeiras( PB),  da escola Alcides Lourenço, da comunidade Avarzeado, no município de Pilões (PB).

Com a conclusão das atividades do Projeto foram entregues à comunidade escolar as tecnologias sociais, cisterna de placas com capacidade de armazenamento de  52 mil litros de água da chuva, um sistema de tratamento e reuso de águas ( bioágua) e  uma instalação pedagógica composta por horta e pomar voltada para atividades extra curriculares das escolas, e produção de alimentos saudáveis para merenda escolar.

Para Neilda Pereira, secretária executiva da CBNE2, o momento foi de emoção e inspiração para os alunos e comunidade escolar sobre a importância do projeto e no cuidado da cisterna e economizar água. Para as mães presentes ela fez um pedido para incentivar os filhos a manter a produção na horta. Para os gestores e comunidade ela ressaltou que a partir de agora é papel da comunidade escolar manter as instalações e atividades do projeto em funcionamento.

Além do Regional Nordeste 2, na pessoa da secretaria executiva, o assessor de convivência com os biomas também esteve presente, além da equipe técnica e diretoria da Cáritas Diocesana de Guarabira, gestores municipais do município de Pilões, e professores, alunos e pais de alunos.

Segundo Lindomar Ramos, integrante da diretoria da Cáritas Diocesana de Guarabira, as tecnologias sociais darão suporte às escolas e o envolvimento da comunidade escolar é muito mais importante, considerando que o projeto é um laboratório vivo.

Por fim, para Josinaldo Salustiano, também da Cáritas Diocesana de Guarabira e ex professor da escola Alcides Lourenço, contou que no passado os alunos já ficaram sem aula por falta d´água na escola, que Deus manda a chuva, mas que precisamos ter onde armazenar. Ele finalizou afirmando que o projeto vai contribuir para que os alunos não fiquem sem aula por faltad´água.

As comemorações encerraram com visitação às tecnologias sociais e com apresentação  sobreo funcionamento e manutenção das tecnologias,  e às instalações pedagógicas das horas e pomares.

O projeto Águas para Educar/ Escolas de Chuva contemplou 15 escolas, sendo 12 no estado da Paraíba e três em Pernambuco. Todas as escolas contempladas receberam a implantação de cisternas de placas  com capacidade de armazenamento de 52.000 litros de água da chuva, de  um sistema de captação de água pluvial ( bioágua), e instalação de hortas e pomares escolares que  possibilitaram uma alimentação mais segura, saborosa e nutritiva às escolas.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *