Cáritas Regional NE2 apresenta Mapeamento da Economia Popular Solidária para as Entidades Membro

“Andar com fé, ter sonhos, utopia. E essa alegria vai permanecer. Vem pra essa roda, canta e dança até o amanhecer nesta ciranda para o Bem Viver.”

Como diz trecho da composição Ciranda para o Bem Viver acima, a Economia Popular Solidária, também, se encontra nessa canção ao se deparar com uma grande roda de mulheres e homens engajados(as) e entusiasmados(a) que dançam para construção de uma economia solidária, justa e equitativa.  Neste espírito, entre os dias 27 e 28 de abril, no Centro Mariápolis, em Igarassu, entidades membro e grupos assessorados pela Cáritas Regional NE2 se reuniram no Seminário de Mapeamento da Economia Popular Solidária.

No local, o momento de mística na abertura acolheu os presentes, em seguida a apresentação do mapeamento de EPS foi realizada pela Assessora Regional de EPS da CBNE2, Rosangela Bolte que trouxe dados importantes e significativos sobre a economia solidária no Regional NE2.O mapeamento foi realizado com o objetivo de construir uma base de informação dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e das entidades membros (EM) da Cáritas Brasileira do Regional NE2. Ele foi realizado entre julho e dezembro de 2023, com participação de 14 EM’s e mapeou 112 empreendimentos econômicos solidários nos quatro estados de atuação da CBNE2.

Ao longo do Seminário os presentes se reuniram em grupos de trabalho para discutir a partir dos eixos de Incidência Política, Formação/Capacitação; Processo produtivo e Caracterização. As rodas de conversas também trouxeram reflexões e construção de principais estratégias para ação de EPS na Cáritas Regional NE2. Segundo a presidente da Cáritas Diocesana de Garanhuns (PE), Aparecida Nascimento, o momento foi de suma importância para a rede porque passos foram dados. “Os passos que vão nos levar para a nossa base será o que estamos construindo nesse seminário. Nossos grupos precisam desses passos”, afirma.

Ao final, uma grande ciranda foi formada para conclusão do Seminário, onde cada um pode expor o que trazia diante de tudo que viveu nos dois dias. “Cheguei aqui com uma grande expectativa e saio cheia de conhecimentos para levar as mulheres da minha comunidade. Agradeço a Cáritas por olhar com olhar diferente pra gente. Quero multiplicar o que aprendi onde for”, disse a agricultora e líder da Rede de Mulheres de Massangana, Cabo de Santo Agostinho (PE), Renata Maria.

Após as falas, todos e todas entraram na “Roda do Bem Viver” para concluir o momento com muito entusiasmo e esperança.

Confira abaixo a cartilha do Mapeamento de Economia Popular Solidária