Notícias

SOS Enchentes 2022: 2.461 famílias são contempladas com ação emergencial em Alagoas

A ação é uma iniciativa da Cáritas NE2 em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), através da Arquidiocese de Maceió e Diocese de Penedo

Buscando diminuir o impacto da tragédia causada pelas chuvas nos últimos meses no estado de Alagoas, a Cáritas Brasileira NE2 através da área de atuação Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergências (MAGRE), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) realizou a Ação Emergencial SOS Enchentes 2022, que teve como objetivo contemplar 2.468 famílias com doação de geladeiras e fogões, o que corresponde a 10.000 pessoas que foram atingidas pelas enchentes e continuam em situação de vulnerabilidade.

Foram contempladas com a ação emergencial, a Arquidiocese de Maceió e Diocese de Penedo. Nos meses de setembro e outubro os (as) educadores (as) sociais realizaram visitas às famílias nestes municípios para diagnóstico e cadastro das famílias que se encaixam nos critérios e padrões humanitários de atendimento, baseada em avaliação de vulnerabilidade. As entregas ocorreram em dezembro.

Foram priorizadas pessoas que perderam recursos essenciais – a exemplo das que perderam a moradia por completo ou todos os bens materiais, e que tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil. Os municípios contemplados foram: Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Flexeiras. Porto Calvo, Maragogi, Jacuípe, Traipú, Girau do Ponciano, São Sebastião, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Craíbas, Belém e Coité do Nóia.

A Cáritas cumpre sua missão e o papel de ajudar os mais necessitados e em situação de vulnerabilidade e exclusão social, a partir da ação solidária em apoiar as famílias restabelecerem suas vidas.