Notícias

Representante de cooperação internacional Misereor conhece experiências em comunidades rurais de Pernambuco

Representante de cooperação internacional Misereor conhece experiências em comunidades rurais de Pernambuco

Nesta terça-feira, 22, a Cáritas Brasileira NE2, juntamente com representante da instituição católica alemã, Misereor e membros da Comissão Pastoral da Terra- CPT realizaram visitas em comunidades apoiadas pela instituição no território de Garanhuns e Caetés.

Pela manhã, a agenda foi em uma comunidade quilombola de Estivas, Garanhuns, onde puderam conhecer famílias que receberam Unidades Demonstrativas Territoriais- UDTs, “ ficamos muito felizes com a chegada do biodigestor em nossa propriedade, sabemos da dificuldade em produzir alimentos de forma natural e mais ainda em vender esses produtos. Hoje compramos gás mais no inverno, porque no verão o biodigestor ele nos fornece bem” comenta Seu Vicente Pereira, ele e sua esposa Rosa da Silva receberam pelo Projeto Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção da Sociedade do Bem Viver o biodigestor e apoio na produção e vendas de seus produtos.

Pela tarde, a equipe seguiu para a cidade de Caetés, onde conheceram um pouco dos impactos causados pela implantação de parques eólicos próximos a casas de moradores. Durante o momento, os participantes falaram sobre problemas de saúde e moradia, acarretados após a chegada das torres eólicas implantadas muito próximas de suas residências “já sofremos com esse problema há quase 8 anos, que é o tempo que faz de chegada desse parque aqui em Caetés, desde a chegada não temos mais sossego, temos mais de 200 pessoas morando próximas do parque, mais de 50 já precisam de medicação para conter a depressão e ansiedade”, conclui dona Rosa, moradora da região.

A agenda seguiu no dia 23 de novembro, quarta-feira, com uma agenda do grupo com o bispo da Diocese de Palmares Dom Fernando e Padre Agivaldo, no momento eles conversaram sobre como o Projeto ajudou durante o período de pandemia e partilharam a necessidade dos moradores da diocese que sofrem com os conflitos agrários na região. Na parte da tarde,  foi convocada uma reunião com moradores de pelo menos  8 comunidades rurais afetadas pela violência e disputa de terra, no momento eles expuseram a situação de suas propriedades e como os latifundiários tem agido para envenenar a terra e tomar a posse dos animais “Sou filha de agricultor, casada com um agricultor, não aceito que ninguém me diminua me chamando de pequeno agricultor. Eu sou agricultora, não preciso de um título pra provar isso. Essa violência que temos sofrido tenho fé em Deus que um dia vai acabar”, declara Edna Maria, da comunidade de Barra do dia- Palmares – PE.

A visita segue até sexta-feira, 25, com uma reunião na Arquidiocese de Olinda e Recife, com  presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, do bispo auxiliar, Dom Limacedo, e do bispo referencial da Cáritas NE2, Dom Manoel Delson Pedreira.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *