Notícias

Mostra Intercultural Brasil e Venezuela reúne empreendedores no Recife Antigo

Mostra Intercultural Brasil e Venezuela reúne empreendedores no Recife Antigo

O evento integrou empreendimentos nas áreas de gastronomia, artesanato, bijuterias, massoterapia, fotografia, dentre outros

“Que não existam mais muros que nos separam”. Papa Francisco

Visando perpetuar esse pensamento de união e entrosamento entre empreendedores migrantes e refugiados e empreendedores brasileiros, nos dias 08 e 09 foi realizada a Mostra Intercultural Brasil e Venezuela – Cultura y arte de países hermanos   promovida pela Cáritas Brasileira NE2 e parceiros como Projeto RAFA- Rede de Amor Amizade e Fraternidade, Cáritas Alemã, Ordem dos Advogados do Brasil – PE- Comissão dos Direitos  dos Migrantes e Refugiados, dentre outros, na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo.

Impossível ter transitado pelo  Recife Antigo no último fim de semana e não ter dado uma passada pela Mostra Intercultural, uma estrutura onde o público pôde curtir uma programação com diversas atrações culturais, como dançarinas venezuelanas, malabares, maracatu, voz e violão, apresentação de estátua viva, entre outras, além de uma variedade de empreendimentos como massoterapia, artesanato, doces e bolos, sushis, aromas, fotografia, bijuterias, barbearia, além de uma área gastronômica com comidas típicas do Brasil e Venezuela.

 

 

 

 

 

 

“Estou impressionada com a dimensão do evento, não conhecia o trabalho da Cáritas, mas quero acompanhar, moro em Igarassu e como descendente de povos originários e migrantes ao Brasil, quero colaborar com esse trabalho de acolhida”, declara dona Maria Aparecida, 65 anos, membro de movimentos sociais que passava pelo local e foi ao stand da Cáritas conhecer a instituição.

Para Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Brasileira NE2, a mostra reforça  o nossos compromisso enquanto instituição de integrar, acolher, promover e proteger como nos pede o Papa Francisco. “ A mostra intercultural reflete a importância em valorizar o trabalho e luta  dos empreendedores migrantes e  brasileiros que estão aqui  partilhando  seus sonhos, produtos e serviços para todos que passarem por aqui nestes dois dias. Que vocês possam conhecer e divulgar o que de bonito temos nos empreendimento e culturas venezuelanas e brasileiras feito por jovens, mulheres, e  homens”, finaliza.

A gratidão pelo evento também veio de quem participou vendendo, como é o caso da fotógrafa Gisele Carvalho, “eu adoro fotografia de rua, gosto de fotografar em preto e branco e retratar imagens da cidade do Recife. Participar desse evento para mim está sendo uma ótima oportunidade de mostrar meu trabalho”, conclui.

Para finalizar o evento, houve a apresentação do Maracatu Batadoní, que traz em suas raízes a cultura e a ancestralidade no estandarte. Como última apresentação do evento, o grupo reuniu todos presentes em uma grande roda dançante.

 

 

             


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *