Jovens destaques nas atividades da Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE participam de intercâmbio Cultural no Recife

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo” Papa Francisco

Corroborando com o pensamento trazido pelo Santo Padre, o Papa Francisco, reafirmamos a importância do fomento ao protagonismo juvenil, e por isso, temos como um de nossos princípios base em ações o Programa Infância Adolescência e Juventude – PIAJ. Assim sendo, nos dias 14 e 15 de dezembro, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – CBNE2 promoveu um intercâmbio cultural para um grupo de jovens da Cáritas Arquidiocesana de Natal, Rio Grande do Norte.

Os jovens selecionados para o intercâmbio foram destaque em ações de divulgação e promoção da Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE, uma iniciativa com objetivo fomentar a conscientização da importância do voto e da participação popular na política, sobretudo no contexto do período eleitoral em 2022. A equipe vencedora conseguiu desenvolver várias atividades como rodas de conversas, entrevistas em rádios, palestras, panfletagens, cards nas redes sociais, etc., alcançando melhor pontuação entre todas as equipes compostas por jovens das dioceses e arquidioceses da área de atuação da CBNE2: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No primeiro dia de atividades, os participantes conheceram o escritório da sede da CBNE2 no Recife e a Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, fazendo uma visita para conhecer a estrutura da casa e tendo contato e troca de experiências com   alguns parlamentares. No segundo dia, foi realizada uma visita guiada aos veículos de imprensa no Recife, como a TV Globo, Sistema Jornal do Commercio e Rádio Olinda. Na parte da tarde, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Ricardo Brennand, um grande marco cultural da cidade, com um dos maiores acervos históricos e de obras de arte da América Latina.

“Foi uma realização de um sonho de infância para mim conhecer o Instituto Ricardo Brennand, tinha desejo desde criança, e hoje consegui realizar isso”, declara Gabriel Menezes, 17 anos, voluntário da Cáritas Arquidiocesana de Natal.