Notícias

Cáritas Brasileira Regional NE2 participa de Feira da RedColaborar com tema voltado a tecnologia como aliada das Organizações da Sociedade Civil (OSC)

Com quase 200 participantes, a feira RECONEXÍON  reuniu representantes de diversos países de organizações parceiras da Fundação Interamericana (IAF) que se uniram de forma virtual

Buscando fortalecer os laços e ações de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC), nos dias 16 e 17 de maio aconteceu de forma online a 2ª feira anual da RedColaborar. O espaço é voltado para troca de experiências e andamento de ações das Organizações donatárias da Fundação Interamericana (IAF) e teve como tema este ano a tecnologia como aliada para o setor social.

Como organização donatária da IAF, a Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 teve papel muito importante na feira, David Guillen, educador social e agente Cáritas foi um dos 3 (três) mediadores principais do momento, que contou também com mediadores da Guatemala e Colômbia. “Estou muito feliz por participar e mediar este evento, foi um momento singular de troca de experiências e conhecimento com nossos colegas de outros países”, comenta David.

Participaram também Neilda Pereira da Silva, secretária executiva da CBNE2 e Mona Mirella, assessora Regional de Migração e Refúgio da CBNE2. No primeiro dia, a programação contou rodas de conversas com representantes das organizações MAKAIA, COMUNALIA, TECHO E BAIXADA. Cada representante trouxe experiências de suas organizações, sendo eles comunicação, voluntariado, sustentabilidade, mobilização e gestão e administração. Divididos em salas virtuais os cerca de 170 participantes puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes.

Na programação do segundo dia, o foco foi voltado aos processos internos de gestão de uma organização, os participantes puderam absorver diversos cases (histórias) e situações vivenciadas por instituições no mundo todo e ao final participar de salas virtuais divididas por comunidades de aprendizagem como: inclusão social, agroecologia, construção da paz, resiliência da comunidade, turismo comunitário, violência crônica, alternativas à migração, filantropia comunitária e comunidades indígenas.

A feira encerrou com um sentimento de gratidão partilhado por todos (as) e com o encaminhamento de mais encontros acontecerem com as organizações presentes na ocasião.