Notícias

Cáritas Brasileira NE2 participa do 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife

Cáritas Brasileira NE2 participa do 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife

O congresso é realizado geralmente a cada quatro anos, e é o evento dos mais importantes para a Igreja Católica no Brasil. A programação teve missas, vigílias, atividades turísticas, exposições, feira católica , um simpósio teológico, e presença de mais de 200 bispos e 1000 padres durante o evento.Ao longo da programação a Cáritas Brasileira participou em diversas atividades que fortaleceram nossa ação junto ao público em geral, pastorais e Igreja.

Estivemos na Exposição das Pastorais Sociais, espaço de apresentação e integração das pastorais sociais composto por 27 representações das pastorais sociais alocadas no hall do Teatro Guararapes. As organizações puderem expor seus produtos e partilhar suas histórias com o público do congresso.

No sábado, 12, durante o congresso a Cáritas Brasileira comemorou seu aniversário de 66 anos, no Auditório do Brum, com a presença dos secretários(as) regionais do inter- nordeste, da representante da colegiada nacional, Valquíria Lima, das pastorais sociais, e convidados. Na ocasião Dom Mário Antônio, presidente da Cáritas Brasileira, não pode estar presente mas enviou mensagem pelo aniversário.

Outro ponto de destaque, foi a nossa participação nas Catequeses Públicas no congresso. O 4º encontro das catequeses foi facilitada pela secretária executiva da Cáritas Brasileira NE2, Neilda Pereira. Com o tema “Eucaristia e os empobrecidos no contexto da pandemia”, ela apontou colocações que nos leva a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas; sobre desigualdades, discriminações e preconceitos, propondo e assumindo ações concretas para conquista da Terra, Teto e Trabalho para todas as pessoas, especialmente as mais pobres, a exemplo de iniciativas como a 6ª Semana Social Brasileira, a Jornada Mundial dos Pobres e o Discurso do Papa Francisco aos movimentos populares em 2014, que apela pela defesa dos direitos dos trabalhadores e das suas famílias com “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

Por fim, encerramos nossa participação no 18º Congresso Eucarístico na inauguração a Casa do Pão, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O espaço é o gesto concreto do evento e irá ofertar diariamente as três refeições para moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *