Notícias

Troca de experiências entre organizações comunitárias é mais um capítulo no fortalecimento das lideranças e coletivos de Maceió

Troca de experiências entre organizações comunitárias é mais um capítulo no fortalecimento das lideranças e coletivos de Maceió

Projeto prepara comunidades para atuar em iniciativas de reparação de danos morais coletivos após desastre socioambiental causado pela mineração

Lideranças de diversas organizações comunitárias que passaram pelas turmas do projeto de “Formação de Lideranças e Coletivos em Organizações Comunitárias” se encontraram, neste sábado, 13 de setembro, no bairro de Benedito Bentes, em Maceió. Em um encontro com a comunidade local, promovido pelo Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares (CEPEC), uma das instituições que integram o projeto, eles tiveram oportunidade de trocar experiências e conversar sobre iniciativas de organização comunitária.

Implementado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, com apoio da Cáritas Arquidiocesana de Maceió e Arquidiocese de Maceió, o projeto é parte do Programa Nosso Chão, Nossa História. O programa é coordenado pelo Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais (CGDE), grupo voluntário composto por pessoas atingidas pelo desastre socioambiental causado pela mineração, e operacionalizado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS/ONU).

Para Jefferson Patrício da Silva, liderança do bairro do Pinheiro, afetado pelo afundamento do solo causado pela mineração, o encontro foi uma oportunidade enriquecedora. “É muito importante pra nós ter este contato com as várias lideranças e poder conhecer as diferentes formas que cada um tem de atuar. Que venham outros momentos como este!”, afirmou.

Desde maio de 2025, várias turmas já passaram por formações com o objetivo de escrever iniciativas de projetos de reparação de danos morais coletivos. O objetivo é preparar a comunidade para buscar mitigar os impactos do desastre socioambiental causado pela mineração em Maceió, e que afetam a sua identidade, memória, vínculos afetivos e simbólicos.

Com aulas noturnas ao longo de quatro semanas, a formação para “Organização Comunitária para constituição de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), desenvolvimento de projetos de reparação, Participação Popular e Controle Social” está na sua quarta turma. As pessoas participantes são incentivadas a aprender sobre Controle social, cidadania, Respeito a diversidade, direitos humanos, formalização das organizações da sociedade civil e reparação de danos extrapatrimoniais.

A formação é complementada por oficinas de Inovação e Economia Popular; Proteção e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual (PSEA); Reparação de Danos extrapatrimoniais; e de elaboração de Projetos Comunitários. Para o mês de setembro, ainda é possível se inscrever as oficinas de Reparação de Danos extrapatrimoniais; e de Projetos Comunitários, que acontecem simultaneamente no período de 22 a 26 de setembro. As inscriçõs devem ser feitas por meio do formulário disponível no link abaixo.

 

INSCREVA-SE AQUI

 

Programa Nosso Chão, Nossa História – O Programa Nosso Chão, Nossa História atua na reparação dos danos morais coletivos causados pelo desastre socioambiental em Maceió, além de mitigar seus impactos e promover o bem-estar para a população atingida.

O Programa apoia projetos em diferentes áreas resultados da primeira geração de editais, como assessoria técnica e jurídica, produção de memória, fortalecimento das culturas locais, saúde mental comunitária, geração de renda, bem-estar animal e outras iniciativas. Todos os projetos foram selecionados por meio de edital, garantindo diversidade de propostas e ampla participação da sociedade civil e de órgãos públicos.

O Programa é executado pelo UNOPS, escritório de projetos da ONU, a partir das diretrizes definidas pelo Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais, com recursos oriundos de acordo firmado em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), que responsabilizou a Braskem pelos danos morais coletivos à população de Maceió.

Saiba mais em www.nossochaomaceio.org ou no Instagram @nossochao.maceio, @caritasregionalnordeste2, e @caritas_mcz.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *