Notícias

Semana Nacional dos Migrantes e Refugiados é marcada por várias atividades na Cáritas Brasileira Regional NE 2

Semana Nacional dos Migrantes e Refugiados é marcada por várias atividades na Cáritas Brasileira Regional NE 2

A Semana Nacional dos Migrantes e Refugiados “Juntos contra a Xenofobia” foi marcada por diversas atividades na Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 que teve início com o lançamento do documentário DAKOBO que reuniu 39 crianças da escola municipal João Queiroz Galvão, em Igarassu-PE, entre elas estavam crianças migrantes venezuelanas que participaram da construção do filme.

Entre as atividades da semana, também, aconteceu a reunião do Comitê Empreende com representantes dos estados de atuação da CBNE2, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e o Rio Grande do Norte e de migrantes, onde foi discutido sobre a fortalecimento dos empreendimentos solidários realizados pelos migrantes.

Também ocorreu um intercâmbio de experiências, em Vila Nova Claudete, Cabo de Santo Agostinho – PE para indígenas os Karaxuwanassu e migrantes indígenas da etnia Warao. O momento foi realizado no laboratório de ecotecnologias acompanhado pelo grupo de mulheres Flores de Claudette. Os indígenas e os migrantes puderam ver de perto o funcionamento das ecotecnologias e ouvir as experiências das mulheres e suas vivências na área, sendo assim desenvolver o aprendizado.

Finalizando a semana, nesta quinta-feira, 29, aconteceu o Workshop “Educação: Caminhos para um recomeço” para jovens de migrantes venezuelanos. A ação faz parte do Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2- CBNE2 e teve como objetivo proporcionar aos jovens migrantes de 15 a 29 anos uma formação sobre o funcionamento da educação e das oportunidades de emprego no Brasil. A iniciativa faz parte de uma parceria da CBNE2 com o Instituto de Oportunidade Social -IOS, a Casa Zero e a Educação Sem Fronteiras. O momento aconteceu na Casa Zero, localizada no Recife Antigo.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *