Notícias

Retiro dos agentes da Cáritas NE2 celebra Jubileu e fortalece o grupo para atuar como peregrinos da esperança

Retiro dos agentes da Cáritas NE2 celebra Jubileu e fortalece o grupo para atuar como peregrinos da esperança

Agentes da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 se reuniram em Pesqueira (PE), neste fim de semana, para um momento de reflexão e renovação espiritual. Com o tema : “Maria, mulher peregrina a serviço do reino se Deus”, o Retiro Cáritas NE2 – Jubileu da Esperança 2025 uniu representantes das entidades membros de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ele ajudou a renovar as esperanças e a somar forças para fazer dela um verbo: esperançar. É esperança que se faz ação na luta por um mundo melhor.

Orientados pelas palavras de nosso bispo referencial, Dom Frei Manoel Delson, e do padre Gerson Bastos Filhos, da Diocese de Floresta, os agentes participaram de conferências e vigílias. Um momento especial foi a peregrinação ao Santuário Nossa Senhora das Graças, na Aldeia Guarda, em Cimbres- Pesqueira .

A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora das Graças é uma experiência de fé, devoção e reencontro espiritual. Este local sagrado é conhecido por ter sido cenário de aparições de Nossa Senhora, nos anos 1930, para duas meninas indígenas da etnia Xukuru. Desde então, tornou-se um importante ponto de devoção mariana no Nordeste brasileiro.

A caminhada até o santuário representa mais do que um simples deslocamento físico: é um gesto de entrega, penitência e busca de graça. Um dos destaques é a grandiosa escadaria que conduz os fiéis, em um percurso de oração e penitência, até o alto do morro onde se encontra a imponente imagem de Nossa Senhora das Graças. A imagem, voltada para o povoado, transmite serenidade e acolhimento, sendo ponto de parada para oração, agradecimento e contemplação da paisagem. Na capela do santuário ocorreu uma celebração eucarística presidida por Dom Delson.

A culminância do encontro foi o lançamento da Campanha Nossa Casa Comum: sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta. Em um evento que uniu comunidades originárias e quilombolas, agentes Cáritas e representantes da sociedade civil foi possível fortalecer a certeza de que tudo está ligado e que somos, todos e todas, responsáveis pela vida na Terra.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *