Rede Cáritas NE realiza encontro de avaliação e planejamento inspirado da Campanha da Fraternidade 2024

Inspirados com o tema da Campanha da Fraternidade 2024 “Fraternidade e Amizade Social” entidades membro que compõem o Regional NE2 se reuniram para refletir sobre as realizações de 2023, e projetar objetivos para 2024 durante o Encontro de Avaliação e Planejamento da CBNE2.
De 02 a 04 de fevereiro, em Igarassu (PE), os agentes Cáritas refletiram em temáticas importantes para a ação e o agir da Rede como: luta pela igualdade de direitos, as transformações da sociedade a partir de problemas específicos, responsabilidade coletiva, e fraternidade e amizade social perante os males que ameaçam a paz no mundo.
A programação no primeiro dia foi dedicada a com acolhida dos participantes, e aplicação da metodologia para Avaliação da Rede a luz das perguntas: o que funcionou no ano de 2023 e precisa de manutenção; o que necessita de melhorias e o que não funcionou no ano de 2023? que norteou os trabalhos em grupo.
No segundo dia, sábado, na parte da manhã após a mística conduzida pelo Fórum Cáritas Rio Grande do Norte, a análise de conjuntura do encontro provocada a partir do tema da campanha trouxe a participação de Roberto Malvezzi (Gogó), e Pe. Junior Aquino que reforçaram o papel e importância da Cáritas nas perspectivas social e eclesial, respectivamente. “Cáritas é Igreja e o nosso desafio é enorme tanto quanto Igreja quanto sociedade , mas não devemos perder a esperança e nem de promover o diálogo. Pois o diálogo é quem incide e transforma toda e qualquer realidade”, comenta Junior Aquino.
Ainda no sábado, os Fóruns finalizaram a avaliação da Rede e apontaram as prioridades e estratégias para o ano de 2024. Por fim, no domingo a celebração eucarística presidida pelo bispo emérito, Dom Dino, trouxe os desafios de ser agente Cáritas e olhar ao redor para enxergar os irmãos e irmãs em situação de exclusão e vulnerabilidade.