Migrantes assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da CBNE2 participam de formação sobre cursos profissionalizantes

Cada dia o número de migrantes denominados de países da América do Sul chegando ao Brasil vem aumentando. Mais de cem mil migrantes venezuelanos chegaram ao Brasil até o momento, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Trazendo consigo a esperança de dias melhores em outra nação, eles trazem uma expectativa de logo conseguir uma inserção no mercado de trabalho e assim conseguir seu sustento.
Buscando promover a inclusão social dos migrantes que chegam nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, o Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 realiza ações com a finalidade de acompanhamento, orientação e acolhimento. Cerca de 300 famílias migrantes que estão localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), entre elas venezuelanas, cubanas e peruanas são acompanhadas pelo programa.
E foi com o intuito de propor um momento imersivo em cursos técnicos e profissionalizantes que nesta manhã de quinta-feira, 13, aconteceu o “City Tour”, uma parceria da CBNE2 com o Senac Pernambuco. Cerca de 20 migrantes conheceram cursos nas áreas de beleza, corte e costura, tecnologia, saúde e gastronomia oferecidos pela instituição.
A coordenadora da Central de Atendimentos do Senac, Liliane Oliveira fez a abertura do momento e estava muito entusiasmada com esse primeiro contato com os migrantes. “Estou muito feliz por esse momento e com certeza é um momento muito importante e único para o Senac”, afirmou.
No local, esteve presente a assessora regional e membro da coordenação colegiada do Regional NE2, Luciana Florêncio, a educadora social do Programa de Migração e Refúgio, Daniela Silva e Lucineide Santos, Coordenadora do setor de migração da Prefeitura de Igarassu.