Gastronomia venezuelana é mostrada no Recife com apoio do Pana

Os técnicos do Programa de Acolhimento a Migrantes e Refugiados (Pana) participaram, na noite desta segunda-feira (05), da aula show de gastronomia venezuelana, realizada pelo migrante Cezar Herrera, que aconteceu na cozinha escola do curso de gastronomia da Faculdade Metropolitana do Grande Recife. No cardápio, 10 formas de fazer risoto com um tempero do país vizinho, que guarda seus costumes, cultura e jeito próprio de cozinhar.
A atividade marcou o primeiro dia de trabalho do chef como técnico de laboratório da cozinha universitária. Formado na Venezuela, Cezar é um dos estrangeiros que chegaram ao Recife e encontraram apoio na Casa de Direitos, que funciona de 2ª a 5ª, no Bloco E da Universidade Católica de Pernambuco e conta com a presença dos colaboradores do Pana, uma ação da Cáritas Nordeste 2, financiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
No Programa, a Cáritas Brasileira/CNBB, através da Regional Nordeste 2 é responsável pela estadia dos venezuelanos que vieram para Pernambuco pelo Plano de interiorização do Governo brasileiro, por meio do Comitê Nacional para Refugiados e operacionalizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas. Além da acolhida, o Pana fornece alimentação, apoio jurídico, psicossocial e outras necessidades como apoio para a empregabilidade e construção da autonomia.
O evento de ontem, também marcou a doação de mais de 150 kg de alimentos que já estão sendo distribuídos entre os migrantes venezuelanos que estão vivendo no estado. Quem quiser fazer outras doações, também pode se dirigir a Casa de Direitos, um espaço aberto para migrantes e refugiados de qualquer nacionalidade, que buscam acesso às politicas públicas e ao sistema de garantia de direitos.