Notícias

Cáritas NE2 participa de Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Cáritas NE2 participa de Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O Programa de Migração e Refúgio da Cáritas NE2 participou, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, do Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Além de compartilhar práticas no desenvolvimento e monitoramento de políticas antitráfico, o evento também teve como objetivo dar início a construção de um fluxo e protocolo para o atendimento e assistência às vítimas. “A discussão foi muito proveitosa, mas sentimos falta de debates e propostas mais diretamente relacionados com a construção deste fluxo e protocolo”, opina Andreia Cabral, da Cáritas NE2.

Em dois dias de debates, realizados no auditório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (Joana Bezerra), o seminário trouxe à tona as experiências no combate e resgate de pessoas em diversas formas de tráfico humano, a exemplo de trabalho em condições análogas à escravidão, exploração sexual e tráfico de órgãos.

Entre os crimes praticados mundialmente, o índice de tráfico de pessoas só perde para o tráfico de drogas. No Brasil, apenas no que diz respeito ao trabalho análogo à escravidão, 3.190 trabalhadores foram resgatados em 2023, 24 deles em Pernambuco. Um dos painéis que chamou atenção contou com o testemunho de duas vítimas. “Os depoimentos mostraram como o tráfico surge como promessa de mudança de vida e novas oportunidades e envolve migrações forçadas, brutalidade e desumanização”, afirma Andreia.

Os documentos serão elaborados pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. Além das instâncias do governo estadual, o comitê possui representantes dos Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Polícia Federal e Rodoviária Federal. Mas ainda não incluiu a participação da sociedade civil, que cobra representação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *