Cozinha Comunitária Dra. Zilda Arns: um sonho coletivo floresce na Vila Nova Brejal, em Maceió

No último sábado, dia 16, foi inaugurada a Cozinha Comunitária Dra. Zilda Arns, na comunidade Vila Nova Brejal, bairro Levada, em Maceió (AL). O espaço nasce da união de muitas mãos, corações e sonhos — e leva o nome e a inspiração de Dra Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e referência de solidariedade e cuidado com a vida.
Esse sonho começou com a esperança e a persistência de Dona Geralda, liderança da Pastoral da Criança local, que há décadas alimentava o desejo de oferecer à comunidade um espaço mais digno para partilhar o pão. “Há 40 anos a Pastoral da Criança desenvolve essa ação em nossa comunidade, mas nos últimos anos precisávamos de um espaço melhor. Graças a Deus, à Cáritas e aos parceiros, agora temos um lugar para ajudar os mais necessitados e as crianças do Brejal”, destacou, emocionada, Dona Geralda.
A cozinha está localizada na área externa da Paróquia São Francisco de Assis e sua estrutura só foi possível graças ao apoio de voluntários(as), da Pastoral da Criança, da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, da Arquidiocese de Maceió e da Cáritas Brasileira NE2.
Para a presidenta da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, Abdizia Alves, a inauguração expressa a missão de Dom Helder Câmara. “Mais do que evangelizar, este é um lugar onde se constrói vida, se organiza a comunidade e se leva dignidade. Aqui damos passos para superar fragilidades humanas e reafirmamos o direito à vida.”
A Cozinha Comunitária Dra. Zilda Arns é resultado do projeto “Tecendo Redes para o Bem Viver”, iniciativa da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, em parceria com a organização alemã Misereor. A iniciativa tem como missão enfrentar a fome e a pobreza, fortalecer comunidades e promover a dignidade humana, por meio da articulação em rede, da solidariedade, e da implementação de tecnologias sociais.
A ação reafirma o compromisso da Cáritas em ser presença solidária nos territórios mais vulneráveis, construindo alternativas sustentáveis de segurança alimentar, geração de renda, cuidado com a Casa Comum e promoção do Bem Viver.
A inauguração contou com a presença do Arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, da secretária executiva da Cáritas NE2, Neilda Pereira, de assessores regionais, agentes da Cáritas Arquidiocesana, paroquianos e voluntários(as).
Durante o momento, Dom Beto Breis lembrou que a cozinha representa muito mais do que paredes e fogões. “Esta cozinha comunitária não é apenas um espaço físico: é símbolo de partilha, cuidado, dignidade e de sonhos que se tornam realidade quando são sonhados juntos. Que cada refeição preparada aqui seja sempre um gesto concreto de amor, solidariedade e esperança.”