Notícias

Casa de Direitos recebe a oficina Iluminando Histórias

Casa de Direitos recebe a oficina Iluminando Histórias

Com o objetivo de integrar migrantes de diferentes nacionalidades (Venezuela e Peru) e os brasileiros e os brasileiros e, também, conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente sobre o uso do pet como algo criativo, que nos dias 30 e 31 de outubro e 07 de novembro, aconteceu a oficina Iluminando Histórias, na Casa de Direitos de Pernambuco.

A iniciativa foi uma parceria entre o Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) com a produtora cultural e artesã, Andrea Albuquerque, onde resultou numa grande imersão intercultural entre as vivências trazidas nos dias das oficinas.

Em meio a garrafas pets, tesouras, canetas coloridas e grandes histórias, os presentes puderam ir moldando cada material para construção de uma linda luminária contendo frases e palavras que trouxessem uma experiência vivida em grupo e/ou na vida pessoal.

“O Iluminando Histórias lançou várias sementes antes mesmo de ser vivenciado. Ele foi aplicado para que processos criativos sejam vivenciados, e que eles e elas se permitam a essa imersão com a troca de culturas”, pontuou a facilitadora Andrea.

Da vivência tímida do primeiro dia, o Iluminando cresceu e foi criando vínculos entre os participantes. Através das mãos e da mente sensível de Andréa, uma conexão entre os participantes e a equipe de migração e refúgio surgiu. Essa conexão era necessária para escrever, cortar, tramar, tecer fios de pet, entrelaçar histórias e vivências.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *