Cáritas NE2 realiza curso de Agrofloresta em área de camponeses no Cabo de Santo Agostinho

Camponeses e camponesas do Cabo de Santo Agostinho (PE) participaram, nos dias 26 e 27 de agosto, de um Curso de Agrofloresta promovido pela Cáritas Regional Nordeste 2. Realizado de forma prática, o curso também serviu como mutirão para implantação do Sistema Agroflorestal (SAF’s) no sítio do agricultor José Luiz dos Santos, no Engenho Serraria. A iniciativa é parte do projeto Águas do Algodoais, que busca recuperar as nascentes do Rio Algodoais, por meio de estratégias como a criação de sistemas agroflorestais, capacitação e empoderamento das comunidades do entorno.
Além do Engenho Serraria, o curso contou com a participação de moradores do Engenho Rosário, Engenho Massangana, Engenho Tiriri, e Engenho Jasmim. Também estavam presentes estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Barreiros; e agricultores do município de Rio Formoso.
Responsável pelo sítio que recebeu a atividade, Zé Luiz quer resgatar, entre seus netos, o amor pela terra. Ele acredita que cursos como estes são um caminho. “Além de recuperar as nascentes do Rio Algodoais, estes cursos da Cáritas, de agrofloresta, podem resgatar entre as novas gerações o gosto pela agricultura. É o que quero para meus netos, já que meus filhos seguiram outros caminhos”, afirma.
Instrutores do curso, Márcio Baptista, da Comunidade de Engenho Bonfim (Ipojuca), e André Arribas, de Paudalho, compartilharam um pouco da experiência que vivenciam em suas propriedades. Observar o solo e suas carências; entender as espécies e suas necessidades; planejar as culturas e plantios; perceber as interrelações da natureza,eis alguns princípios levantados durante as atividades.
O Projeto Águas do Algodoais é uma iniciativa em parceria da Coca Cola Brasil , Solar Coca Cola e Complexo de Suape. O objetivo é promover a participação social e contribuir com a conservação ambiental através da implementação de ações de Educação, Governança e Sustentabilidade Hídrica do Rio Algodoais. Uma das estratégias é a implementação de sistemas agroflorestais em áreas rurais que foram degradadas.