Cáritas NE2 lança Campanha Nossa Casa Comum, unindo saberes ancestrais e iniciativas pelo cuidado com o planeta

Lançamento foi realizado neste domingo (20), na Casa de Sementes Mãe Zenilda Xukuru , na Serra do Ororubá , em Pesqueira (PE), com exibição do primeiro episódio da web série
O clamor de diferentes vozes em defesa da Mãe Terra foi protagonista, neste domingo, 20, do lançamento da Campanha “Nossa Casa Comum. Sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta”.
Promovida pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2), em parceria com a Misereor e a Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB NE2) , ela convida para uma mudança radical em nosso modo de vida, a partir da escuta dos povos que já mantém com a natureza relações mais harmônicas.
Com a presença do povo Xukuru, agentes Cáritas dos quatro estados do Regional NE2, representantes de organizações da sociedade civil e da gestão municipal de Pesqueira, a atividade de lançamento da Campanha foi simbólica. A necessidade de cuidar da natureza como um filho cuida de sua mãe se expressou no local onde foi realizado o encontro: a Casa de Sementes Mãe Zenilda Xuxuru de Ororubá, espaço de organização e articulação dos povos Xukuru, em Pesqueira (Pernambuco).
Expressou-se também nas palavras de Zenilda Xukuru, a pedir a bênção dos encantados, seus ancestrais. Ou nos versos de Iran Xukuru, a evocar a beleza dos pássaros. Ou nos cantos e dança do Grupo Resgate da Alegria, das mulheres do Quilombo Mundo Novo, em Buique (PE). Estava nas orações do bisco Dom José Luiz Ferreira, da Diocese de Pesqueira. E na esperança de cada agente Cáritas que defende a Ecologia Integral e crê, como o Papa Francisco, que tudo está interligado.
“Queremos que esse grito, do cuidado com a Casa Comum, chegue em cada comunidade, rural e urbana; em cada paróquia; em cada feira; em cada território. Que não fique apenas nas redes sociais, mas possa gerar uma rede de ações no cuidado com o planeta”, afirmou a secretária regional da CBNE2, Neilda Pereira.
Um dos pontos altos do lançamento foi a exibição do primeiro episódio da web série Nossa Casa Comum. Sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta. Com o título inspirado em um cântico Xukuru, “Vamos unir as forças” traz à tona as vozes dos povos originários. Ele já está disponível no Youtube da CBNE2. @caritasregionalnordeste2. (ACESSE AQUI)
A Campanha surge em um cenário político crucial, onde a necessidade da união em defesa da natureza e das comunidades tradicionais ganha ainda mais importância. Três dias antes do lançamento, a Câmara dos Deputados aprovou um dos maiores retrocessos ambientais dos últimos anos. Trata-se do Projeto de Lei, conhecido como PL da Devastação, que altera o processo de licenciamento ambiental, esvaziando a capacidade do Estado de prevenir e mitigar os impactos de grandes empreendimentos.
A CAMPANHA – Além da web série, em quatro episódios, a Campanha “Nossa Casa Comum: sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta” prevê atividades em todo o território do Regional nordeste 2 como rodas de conversa, formações e encontros sobre o tema.
Um podcast, com três episódios, já está disponível no Spotify (ACESSE) e no Youtube (ACESSE). Você pode acompanhar também os conteúdos produzidos para as redes sociais nos perfis da CBNE2 no Instagram (@caritasne2) e Facebook (@caritasne2).