Notícias

Cáritas lembra 25 anos sem Dom Hélder com Feira de Agricultura e ação junto a migrantes

Cáritas lembra 25 anos sem Dom Hélder com Feira de Agricultura e ação junto a migrantes

Em uma semana intensa de atividades, debates, mostras e celebrações, a Cáritas Regional Nordeste 2 se uniu a outras instituições para lembrar os 25 anos de morte de Dom Helder Camara – patrono dos direitos humanos e fundador da Cáritas. Em uma Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, camponeses da Zona da Mata Pernambucana e empreendedores migrantes mostraram seus produtos: frutos de projetos solidários desenvolvidos pela Cáritas NE2, que também realizou uma ação social de saúde para migrantes e refugiados. A III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos aconteceu de 27 a 29 de agosto, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

No dia 27, as pessoas que passaram pelo hall do bloco A da Unicap tiveram oportunidade de adquirir hortaliças, frutas, raízes, ovos de galinha caipira, pães, geleias, bolos, doces e outras iguarias fabricadas a partir dos produtos produzidos e beneficiados pela agricultura camponesa.

As famílias acompanhadas atuam em diversas comunidades, por meio do projeto “Quintais Produtivos”, que garante o acesso a tecnologias sociais como canteiros econômicos, bioágua, cisternas, fogões ecológicos, entre outras. Para Erivan Maria da Conceição, do Laboratório de Eco Tecnologia da Vila Claudete, Cabo de Santo Agostinho, o projeto tem ampliado horizontes. “Aprendi muita coisa: sobre hidroponia; a lidar com peixes, com hortaliças. Tudo isso me ajuda a gerar uma renda extra fazendo o que eu amo, que é plantar e cuidar da natureza”, diz a camponesa.

O público da Feira também teve oportunidade de ter acesso a mercadorias e serviços desenvolvidos por empreendedores (as) migrantes, como as sessões de massoterapia de Georgianna Aray ou os diversos estilos de artesanato, de Noelis, Yakeline ou Idaires. Os migrantes empreendedores são assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da Cáritas NE2, que atua no acolhimento, proteção, promoção e integração de migrantes, refugiados e apátridas.

Foi para este público de migrantes que a Cáritas NE2 realizou, no dia 28, uma ação social de saúde, em parceria com instituições como o GTP+ (Grupo de Trabalho e Prevenção Positivo ). De forma gratuita, eles puderam ter acesso a testes rápidos para detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C; conferir a pressão arterial; realizar exames de sangue para glicemia; e até levar as crianças para consulta com pediatra. Também teve oficinas de prevenção em saúde, além de contação de histórias e outras atividades para as crianças venezuelanas.

A III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos é uma iniciativa da Cátedra Dom Helder da Unicap em parceria com diversas instituições. Além da programação realizada pela Cáritas NE2, houve rodas de conversa, exposições, visitas a Centros de Memória, palestras e debates.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *