ampanha 10 Milhões de Estrelas prepara o Advento e fortalece ações solidárias da Rede Cáritas

O valor arrecadado será revertido para ações solidárias da Rede Cáritas em quatro estados do nordeste
É com o espírito de fraternidade, amor e empatia que a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 dá início à Campanha 10 Milhões de Estrelas nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A ação, já fixa no calendário da Rede Cáritas no Brasil, é voltada à sustentabilidade e à espiritualidade. Os interessados podem adquirir, por um valor simbólico de R$ 10,00, cada uma das quatro velas nas cores roxa, vermelha, verde e branca, que serão acesas durante as semanas que antecedem o Advento, período que prepara os cristãos para o Natal.
Todo o valor arrecadado será revertido para projetos sociais da Rede Cáritas nas áreas de segurança alimentar, convivência com os biomas, voluntariado , economia popular solidária, dentre outras. As velas poderão ser adquiridas diretamente nas paróquias e Cáritas Diocesanas ou Arquidiocesanas dos seguintes municípios: Palmeira dos Índios e Maceió, em Alagoas; Campina Grande, na Paraíba; Garanhuns, Pesqueira, Palmares, Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco; e Natal e Caicó, no Rio Grande do Norte.
O lançamento oficial da campanha aconteceu em Campina Grande (PB), no dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis. O momento contou com celebração eucarística, apresentações culturais e a participação de jovens voluntários da Cáritas Paroquial Catedral Nossa Senhora da Conceição. Um dos destaques foi a apresentação de uma música inédita, composta especialmente para a campanha pela jovem Mariana Henriques.
Para Neilda Pereira da Silva, secretária regional da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e representante da Cáritas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, o tema e o lema da Campanha 10 Milhões de Estrelas 2025 têm uma relação direta com a Campanha Nossa Casa Comum: Sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta.
“Reforçamos a importância de mobilizar as comunidades, grupos e pastorais para promover iniciativas que fortaleçam o cuidado com a Casa Comum, como mutirões, campanhas de conscientização ambiental, ações de economia solidária, feiras agroecológicas, rodas de diálogo sobre justiça socioambiental e celebrações que integrem fé e compromisso com a vida. Que cada estrela acesa seja sinal de esperança ativa, iluminando caminhos de transformação e fraternidade em nossos territórios”, explica a secretária.
CAMPANHA – Em 2025, a campanha se inspira no Jubileu e tem como tema “A estrela da esperança nos conduz a Belém”. Além disso, esta edição fortalece a ecologia integral e a fraternidade social — o mesmo caminho trilhado pela Campanha da Fraternidade deste ano e que também é o mote da Campanha Nossa Casa Comum, lançada em julho pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2.
As quatro velas que compõem o kit da campanha — nas cores roxa, vermelha, verde e branca — devem ser acesas nas quatro semanas que antecedem o Advento, ou seja, as semanas que preparam a chegada de Cristo. Acender uma vela no período do Advento e na noite de Natal é um gesto simbólico do anseio pela solidariedade, cultura de paz, espiritualidade e justiça social.