Agricultores participam de capacitação para construção de cisternas no município de Caetés

Na Comunidade Quilombola de Atoleiro no município de Caetés, Diocese de Garanhuns, famílias contempladas com o Programa Cisternas participaram de uma capacitação de cisterneiros para construção de cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros para abastecimento humano. O encontro aconteceu entre os dias 18 a 23 de março, com o objetivo de qualificar agricultores como novos cisterneiros.
A programação da formação contemplou uma parte teórica sobre as cisternas, esclarecimento de dúvidas, e parte prática apresentando todo o processo de construção – como o passo a passo das etapas desde a marcação do local, escavação do terreno até a conclusão com a instalação de calhas, tubulação e descartes para retenção da água dos primeiros milímetros de chuva fora da cisterna. Durante os seis dias de formação, os participantes foram orientados sobre a forma correta e segura para a construção de cisternas, além da importância da estocagem de água para os períodos de estiagem.
O Coordenador do Projeto, Edimilson Paulino, explica que é um momento importante para a construção das cisternas. “É preciso um padrão para que todas as cisternas possam ser idênticas em relação ao formato e qualidade. O programa valoriza o conhecimento da região, promove a troca de experiências entre os agricultores e compartilha conhecimentos sobre como estocar água para os momentos de seca, ajudando na alimentação, a manutenção dos animais, as sementes e as lavouras, além de envolver a população na construção a gestão da água, e estimular o protagonismo social”, finaliza.
Para o agricultor Leone, “Estou muito feliz em participar da formação, também é uma oportunidade de melhorar a renda, bem como é muito importante ter uma cisterna perto de casa porque faz toda diferença”, comenta.
Programa Cisternas
O Projeto Cisternas teve início em 2003, inspirado pelo Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, denominado Um Milhão de Cisternas, concebido pela ASA em 1999. No Agreste Meridional de Pernambuco a Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) e Cáritas Diocesana de Garanhuns vão executar o Programa Cisternas, em quatro municípios: Caetés, Paranatama, Capoeiras e Terezinha atendendo 584 famílias chegando aproximadamente a 2 mil pessoas.