Notícias

Cáritas usa a arte do Grafite na construção da cultura de paz

Cáritas usa a arte do Grafite na construção da cultura de paz

Oficina aconteceu na Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada no bairro do Arruda, Zona Norte da capital pernambucana

Conscientizar adolescentes sobre a cultura de paz de forma criativa e lúdica foi o que fez a Cáritas NE2, no último sábado (27), dentro do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ). Os 20 adolescentes Mediadores de Conflitos em formação no Projeto participaram da Oficina de Grafitagem, que teve como um dos objetivos promover o uso da arte como expressão e comunicação comunitária.

A ideia foi integrar a cultura ao processo de aprendizagem e fornecer aos jovens uma nova forma de linguagem capaz de contribuir para o enfrentamento e mediação de conflitos. Durante a capacitação, os alunos conheceram a história do graffiti como uma arte urbana e produziram faixas grafitadas com temas desenvolvidos pelo PIAJ, que serão utilizadas nos encontros do grupo.

Para a educadora social do Programa, Roseane Ferreira, o encontro despertou nos adolescentes um gosto pela arte do Grafite, assim como proporcionou um maior entendimento sobre a importância dos assuntos tratados na formação dos mediadores. “A oficina mostrou que a grafitagem é um caminho que pode facilitar a comunicação deles com outros jovens e adolescentes. Com a pintura eles podem tratar sobre Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa, por exemplo, de uma forma atual e divertida”.

O Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), tem o objetivo de garantir o princípio da proteção a esse público, com a utilização de metodologias e perspectivas que buscam fortalecer as comunidades e coletivos na construção de uma sociedade onde a cultura de paz e a tolerância superem a violência. Para isso, o Piaj realiza atividades educativas com foco principal no Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescentes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *