Notícias

Cáritas NE 2 inaugura núcleo de mediação de conflitos

Cáritas NE 2 inaugura núcleo de mediação de conflitos

Na manhã desta quarta-feira (30), as portas da agremiação Gigante do Samba, localizada na Zona Norte do Recife, estavam abertas para acolher os convidados para a inauguração do Núcleo Comunitário de Mediação, implantando pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2.

Na sede da escola de samba, o espaço que vai acolher as pessoas da comunidade já estava preparado com os equipamentos e móveis. Além disso, estavam lá os quatro mediadores voluntários que foram capacitados e ficarão à disposição para contribuir na resolução, por meio do diálogo, de situações conflituosas de natureza familiar, de vizinhança, de relações de consumo, entre outros.

Para o secretário Regional da Cáritas Brasileira NE 2, Angelo Zanré, a expectativa é que esse núcleo estimule a cultura de paz na região, conhecida pela alta incidência de casos de violência na capital pernambucana. “Esse é um momento importante em que as organizações da sociedade civil, escolas, governo do Estado, conselho tutelar, agremiação carnavalesca e a própria comunidade se reúnem para encontrar soluções que ajudem na convivência entre as pessoas”, destacou.

O núcleo comunitário de mediação é um desdobramento do projeto Protagonismo Juvenil que começou, há pelo menos quatro anos, nas escolas Pedro Augusto e São Francisco de Assis, nos bairros do Fundão e Arruda. Com o apoio de educadores sociais, os estudantes são formados em temáticas importantes, como a prevenção à prática do bullying e a própria mediação de conflitos.

De acordo com a gestora da Pedro Augusto, Cléia Sandra, por mais que se trabalhe relações fraternas na sala de aula, muitos conflitos vêm de fora para dentro e o núcleo tem essa missão de ampliar os bons resultados que já são atingidos entre os jovens. “Fiquei contente, porque na minha cabeça, fazer um trabalho na escola é muito bom, mas é preciso trabalhar junto à comunidade. E acredito que esse espaço de resolução de conflitos vai nos ajudar bastante, considerando que a Gigante do Samba envolve e tem grande influência sobre as pessoas da região.”, avaliou.

Na fase inicial, os atendimentos da equipe de mediadores serão feitos às segundas-feiras, das 8h às 11h, e às sextas-feiras, das 14h às 17h. O núcleo fica localizado na rua das Crianças, 62, Bomba do Hemetério.

O projeto Protagonismo Juvenil é executado pela Cáritas Brasileira, por meio do Programa Infância, Adolescência e Juventudes, e tem o apoio da Cáritas Alemã.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *