Com mensagens em lambe-lambe, jovens encerram curso “Juventudes em Transformação”

Curso é uma das etapas do projeto Juventudes pela Cultura de Paz, desenvolvido na Região Metropolitana do Recife pela Cáritas NE2
Foi com uma intervenção artística, e mensagens em lambe-lambe no bairro de Linha do Tiro (Recife-PE), que mais de 15 jovens encerraram o curso Juventudes em Transformação neste sábado, 30 de agosto. O curso é uma das etapas do projeto Juventudes pela Cultura de Paz, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2) nas comunidades de Morro da Conceição, Alto José Bonifácio, Linha do Tiro e Brejo da Guabiraba.
Durante quatro encontros, os jovens dialogaram sobre direitos da juventude e sobre a legislação relacionada ao tema, fruto da luta e organização dos movimentos de jovens. As mensagens, deixadas nos lambes, expressavam a consciência destes direitos e a luta contra as várias formas de discriminação, violência e intolerância. “Se fere minha existência, serei resistência”, expressava uma das mensagens.
O curso teve como facilitadora a advogada Juliana Accioly, do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Gajop – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares. A intervenção de encerramento foi desenvolvida em parceria com o Coletivo Sargento Perifa, organização formada sobretudo por jovens e que há cinco anos atua na comunidade Córrego do Sargento, na Linha do Tiro.
O Projeto Juventudes pela Cultura de Paz busca reduzir a violência por meio do fortalecimento do protagonismo dos jovens, com participação nos espaços de incidência política e controle social. Desenvolvido pela CBNE2 em parceria com a Cáritas Alemã, ele também é realizado em outros dois estados brasileiros: na Paraíba, pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM NE); e no Ceará, pela Cáritas Regional Ceará.
O projeto prevê a formação de redes de jovens, capacitações em direitos humanos, criação de centros de mediação de conflitos e ações de incidência política. E também a promoção de encontros com famílias, campanhas de comunicação e articulação com órgãos do poder público e da justiça.
Além do Curso “Juventudes em Transformação”, uma oficina de Comunicação Popular está sendo realizada em parceria com o Coletivo Força Tururu que, desde 2008, atua na comunidade do Tururu, em Paulista (PE), e já recebeu prêmios nacionais pelo seu trabalho com a comunicação popular e comunitária. A oficina chegou ao sexto de doze encontros com a realização de intervenções no Alto José Bonifácio e na comunidade do Tururu.