Notícias

Cáritas Brasileira NE 2 é destaque no 1º Festival de Economia Popular Solidária, em Salvador

Cáritas Brasileira NE 2 é destaque no 1º Festival de Economia Popular Solidária, em Salvador

Entre os dias 07 e 11 de maio de 2025, o Centro de Convenções de Salvador foi palco de um evento marcante para o fortalecimento da Economia Popular Solidária no Nordeste: o 1º Festival de Economia Popular Solidária. A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2), além de participar dos debates, contou com a presença de destaque de empreendedoras de Pesqueira, Itamaracá, Garanhuns (PE) e Caicó (RN), todas assessoradas pela instituição. 

O Festival, organizado pelo Consórcio Nordeste, em conjunto com vários parceiros, reuniu empreendedores de Economia Solidária de diversos estados da região. Em uma feira multicultural, foram comercializados produtos que expressam a diversidade e a riqueza cultural nordestina. Bolo de rolo e biscoitos de leite; flores e brincos confeccionados com escama de peixes; bolsas em crochê;  biscoitos de coco e castanhas de caju… estes foram alguns dos produtos levados pelas mulheres assessoradas pela CBNE2.

Paralelamente à feira, a programação contou com painéis temáticos e oficinas formativas, promovendo reflexões sobre o cenário atual da Economia Popular Solidária e seus desafios e potencialidades. Especialistas, representantes de movimentos sociais, gestores públicos, empreendedores e apoiadores da causa compartilharam experiências e estratégias para o fortalecimento do setor.

As mulheres de Pesqueira, Garanhuns, Itamaracá e Caicó representam grupos de Economia Popular Solidária assessorados pela CBNE2. No Festival, elas foram acompanhadas pela assessora regional de Economia Popular Solidária (EPS), Liliane Fell, e pela assessora técnica da entidade, Marilise Fróes, que estiveram presentes durante toda a feira.

QUINTAIS PRODUTIVOS – A Cáritas Nordeste 2 também foi destaque em um dos momentos importantes programação: o painel promovido pela Fundação Banco do Brasil sobre a experiência dos “Quintais Produtivos” — um trabalho desenvolvido em conjunto pelas duas instituições, que vem apresentando resultados concretos na promoção da segurança alimentar e da autonomia de famílias agricultoras. 

O painel contou com a participação da secretária executiva da CBNE2, Neilda Pereira, e do assessor regional de segurança alimentar, Germano de Barros, que compartilharam aprendizados e avanços dessa iniciativa, que integra produção sustentável, geração de renda e preservação da cultura alimentar regional. 

A importância do projeto também foi reforçada por dona Antônia, agricultora e empreendedora popular solidária de Caicó. Em um depoimento emocionante, ela compartilhou com os demais o quanto os mutirões, reuniões e atividades fizeram a diferença em sua vida, em um momento difícil. A troca de experiências com outras mulheres e a renda extra garantida com o projeto lhes devolveram a autoestima e criaram outras perspectivas de futuro para a família. 

Para a assessora regional de Economia Popular Solidária (EPS) da CBNE2, Liliane Fell, a participação da CBNE2 no evento é um caminho para demonstrar o compromisso da entidade com a construção de um modelo de desenvolvimento mais justo, solidário e enraizado na realidade dos territórios. 

“Eventos como este são fundamentais para dar visibilidade às práticas transformadoras que emergem das comunidades e que apontam caminhos concretos para uma economia voltada para a vida, a coletividade e a sustentabilidade. Além disso, é uma oportunidade de comercialização dos produtos, bem como de articulações e divulgação de nosso trabalho”, ressalta Liliane.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *