Programa Regional de Migração e Refúgio da CBNE2 visita empreendedores migrantes venezuelanos nos estados de atuação

Buscando promover a inclusão social dos migrantes que estão residindo nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, o Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 realiza ações com a finalidade de acompanhamento, orientação e acolhimento. Cerca de 400 famílias migrantes que estão localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), entre elas venezuelanas e de outras nacionalidades são acompanhadas pelo programa.
Com a realidade crescente de migrantes que chegam ao Brasil, diariamente, uma parte desses começam a empreender como forma de sustento, porém esbarram em algumas dificuldades como pouca formação e conhecimento na área. Diante disso, a CBNE2 vem realizando um mapeamento de empreendedores venezuelanos nos quatro estados de atuação para conhecer a realidade de cada um deles.
Os momentos são realizados de forma dinâmica e formativa com o consultor técnico de plano de negócios da CBNE2, Odilon Lima, que realiza uma roda de conversa com os migrantes, identificando as áreas que desejam atuar. Após isso, é apresentado aos mesmos o Projeto Creciendo uma plataforma da CBNE2 que tem como objetivo dar visibilidade na perspectiva de empreendedorismo solidário, geração de renda e planos de negócio, além de uma conversa sobre Economia Solidária.
“Através desses momentos formativos podemos ajudá-los na organização de empreendimentos e como a economia solidária pode ser uma alternativa na organização de seus negócios. Os encontros têm uma boa receptividade dos venezuelanos e venezuelanas que residem nessas regiões”, concluiu Odilon.
A partir desses acompanhamentos, os migrantes empreendedores podem participar de qualificações profissionais como curso de língua portuguesa, marketing, gastronomia, entre outros, e até participarem de mostras Interculturais Brasil – Venezuela, espaço de integração entre empreendedores venezuelanos e brasileiros, nos estados de atuação da CBNE2.