Formação sobre panificação fortalece empreendimento de jovens quilombolas em Bom Conselho

O momento reuniu jovens quilombolas que gerenciam uma padaria comunitária no município de Bom Conselho – PE
Ter uma profissão e se especializar para o mercado de trabalho é um diferencial na formação dos jovens. Pensando nisso e buscando fortalecer o protagonismo social e o perfil empreendedor de jovens quilombolas foi realizada uma formação com o tema “Trabalhador na panificação”, no município de Bom Conselho(PE).
O momento fez parte das atividades do Projeto Fortalecimento Juvenil: Tecendo o bem viver de comunidades Quilombolas e Campesinas de Bom Conselho, uma parceria da Cáritas Brasileira NE2 com a instituição Manos Unidas e execução da Cáritas Diocesana de Garanhuns.
A formação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em parceria com a Cáritas Diocesana de Garanhuns e serviu para fortalecer padarias comunitárias gerenciadas por jovens quilombolas da comunidade de Angico de Cima.
Durante a formação, os jovens aprenderam a diversificar a produção produtos como diferencial para o empreendimento, como panetone, pão francês, pão doce com cenoura, beterraba e pão de pizza.
O primeiro dia foi marcado pela integração dos participantes e trocas de experiências em formato de roda de conversa, os participantes trocaram suas expectativas sobre o impacto que a formação teria em suas vidas, após o momento colocaram a “mão na massa” usando vestimentas de proteção e começaram o preparo dos pães.
No dia seguinte o café da manhã foi com os produtos feitos pelos jovens um dos destaques da experiência foi a possibilidade de levar seu trabalho (os pães) para casa e compartilhar com sua família.
O Projeto
A iniciativa busca fortalecer e visibilizar atividades com jovens de comunidades quilombolas através de formações, oficinas, cursos profissionalizantes e intercâmbios e é executada pela Cáritas Diocesana de Garanhuns contemplando mais de 30 empreendimentos de jovens quilombolas nas comunidades de Amargoso, Barra do Brejo e Quilombola do Sítio Flores, e Quilombolas do Angico de Cima e de Baixo no município de Bom Conselho – PE.