Notícias

3ª etapa da Ação Emergencial: É Tempo de Cuidar entrega 900 cartões de alimentação para 18 entidades membro no Regional NE2

3ª etapa da  Ação Emergencial: É Tempo de Cuidar entrega  900 cartões de alimentação para 18 entidades membro no Regional NE2

Entre os meses de abril e maio famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte  área de atuação da Cáritas Brasileira NE2  foram contempladas com a 3ª etapa da  Ação Emergencial: É Tempo de Cuidar parceria com a instituição católica alemã, Misereor.

A ação possibilitou o acesso emergencial à alimentação para famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social no território das 18 entidades membros do Regional NE2, promovendo o protagonismo do voluntariado da Cáritas e testemunho de sua missão institucional.

Cada uma das 18 entidades membro que compõe a Rede Cáritas recebeu 50 cartões tipo ticket alimentação , no valor de R$ 200,00 cada , que permitiu  a compra de alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza, ou o que fosse de necessidade da família, promovendo a autonomia das pessoas em comprar o que realmente precisavam.

A iniciativa  beneficiou cerca de 4.500 pessoas indiretamente nestes estados e contou com um diferencial que foi a aplicação de um diagnóstico nas comunidades que receberam os cartões, onde os agentes Cáritas realizaram as visitas para levantar quais eram as maiores problemáticas daquelas localidades. Os principais pontos indicados foram a situação de fome e desemprego;  dificuldades com acesso à saúde; transporte; água; iluminação pública; saneamento básico; estradas precárias; dentre outras.

“ Pudemos observar no diagnóstico uma baixa percepção da real situação de vulnerabilidade em que se encontra a comunidade, de um modo geral. Por outro lado, encontramos pessoas determinadas a mudar a realidade de sua comunidade, buscando garantir os seus direitos básicos, promovendo o protagonismo e assegurando a melhoria da qualidade de vida a partir do seu bairro, transformando o ambiente em que vive e as vidas em seu entorno”, afirmou James Nogueira, presidente da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, Alagoas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.