Notícias

Solidariedade em rede com ação emergencial para famílias acompanhadas pelas Pastorais Carcerárias e do Menor

Solidariedade em rede com ação emergencial para famílias acompanhadas pelas Pastorais Carcerárias e do Menor

A iniciativa vai atender 823 famílias, em 4 estados do Nordeste, em situação de vulnerabilidade social devido a pandemia

 A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional NE2, e a Cáritas Brasileira Nordeste 2 com o objetivo de acolher as famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelas pastorais Carcerárias e do Menor no Regional NE2, e em parceria com a organização católica alemã Adveniat, estão planejando as ações  do projeto Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar: uma ação emergencial em rede para o apoio às famílias acompanhadas pelas pastorais Carcerária e do Menor no Regional Nordeste 2″.

Ao todo 823 famílias nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, áreas de atuação do Regional NE2, acompanhadas pelas Pastorais Sociais em extrema situação de vulnerabilidade social devido a pandemia da Covid 19 serão beneficiadas com as doações de alimentos, kits de higiene e limpeza, e máscaras como medidas preventivas e de auxílio em tempos de pandemia.

Segundo a secretária regional da Cáritas Brasileira NE2, Neilda Pereira, “como cristão nossa missão é contribuir com iniciativas solidárias em favor dos mais necessitados. E essa ação emergencial tem esse foco para as famílias acompanhadas pelas pastorais Carcerárias e do Menor que se encontram em situação de vulnerabilidade devido a pandemia da Covis-19”, declara.

 A ação ainda estimula o fortalecimento da agricultura familiar, visto que os agricultores (as) não estão podendo escoar a produção de alimentos devido a pandemia e produtos como verduras, hortaliças, bolos, frutas, dentre outros, serão inseridos nas cestas que serão doadas às famílias.

 Outra iniciativa da campanha se refere as máscaras para os kits, que serão adquiridas dos grupos de mulheres que atuam na perspectiva da Economia Solidária visando assim, contribuir com a sobrevivência desses pequenos negócios. Também dentre os objetivos, estão os critérios para as famílias que serão contempladas; que tenham mulheres como chefes de família, e acompanhadas pelas pastorais sociais.

Para o Diácono Jaime, articulador da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional NE2, “nosso sentimento é de gratidão pela parceria da Cáritas Regional junto com a  Adveniat nesta ação emergencial onde reforçarmos que a solidariedade precisa chegar aqueles que mais necessitam nesse tempo de pandemia”, comenta.

O bispo referencial para Comissão Sociotransformadora do Regional NE2 da CNBB, Dom Limacedo Antônio, também agradece a parceria da Cáritas e Adveniat. “Agradeço a colaboração emergencial de todos neste tempo de pandemia. O Papa Francisco tem dito, ou seremos melhores ou piores após esse momento desafiador, e espero que saiamos melhores, mais solidários, com a consciência em crescer, e que sejamos tocados pela dor do outro motivados a  cuidar como o bom samaritano”. Ele finaliza. “Esta ajuda emergencial para as pastorais do Menor e Carcerária com doação em álcool em gel, máscaras, alimentos chega em um momento de fragilidade em que a assistência precisa ser levada a outras esferas como promoção da qualidade humana”.

Fotos: Banco de Imagens da Cáritas Brasileira Regional NE 2 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *