Notícias

Encontro Regional de Juventudes traça estratégias de fortalecimento para Programa PIAJ no Regional Nordeste 2

Encontro Regional de Juventudes traça estratégias de fortalecimento para Programa PIAJ no Regional Nordeste 2

O Convento de São Francisco, em Olinda, recebeu nos dias 13 e 14 de março, o Encontro Regional de Juventudes, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2. O objetivo principal da atividade foi o fortalecimento das ações do Programa Infância Adolescência e Juventude (PIAJ) a luz das experiências das Entidades Membros, e da ação do projeto Movimento Juvenil de Articulação Comunitária: Uma intervenção urbana pela construção de uma cultura de paz, do Regional Nordeste 2.

O encontro começou com a acolhida dos(as) participantes, na sua grande maioria jovens, dos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte que integram as Entidades Membros do Regional, e que possuem atuação com o PIAJ e com projetos sociais ligados a juventudes urbanas e rurais.

Durante a atividade, a educadora social Roseane Ferreira apresentou a experiência do Projeto Protagonismo Juvenil, uma parceria da Cáritas Regional com a Cáritas Alemã, que tem como objetivo contribuir para a construção de uma cultura de paz por meio da articulação de jovens em comunidades vulneráveis da Região Metropolitana do Recife, através de formações para mediação de conflitos escolares. “As ações do projeto foram pautadas na construção de valores e controle social, bem como, na participação em espaços de discussão social que fomentem o empoderamento dos sujeitos sobre a situação politica do país, do Estado e do município, além da garantia de Direitos, promoção de paz e celebração da vida”, reforçou Roseane.

Alguns dos (as) jovens participantes do projeto, executado nas escolas estaduais São Francisco de Assis e Pedro Augusto Carneiro Leão, estiveram presentes no encontro e relataram um pouco da mudança de vida dentro da escola e na comunidade após a chegada do projeto. “Eu tinha prazer em incomodar meus colegas, não me pergunte o porquê, mas eu tinha. Após minha participação nas atividades do projeto eu percebi que o que não quero pra mim, não posso fazer com os outros”, salientou a jovem Jennifer Pereira,  ex- aluna da Escola Estadual Pedro Augusto Carneiro Leão.

O primeiro dia foi finalizado com o lançamento da Revista Metodológica do Projeto Protagonismo Juvenil, e apresentação de uma peça teatral dos estudantes mediadores de conflito, que conta a história de um jovem que sofre com as principais problemáticas da sociedade atual,  da importância da tolerância e do acolhimento para mudança de realidades.

No segundo dia de encontro, os (as) participantes promoveram a socialização dos projetos e atividades realizadas pelas Entidades Membros , e ainda construíram um painel em retalho feito por várias mãos, contextualizando quais são as principais ações executadas nos estados, na temática da juventude. Ao final do encontro, os participantes pensaram em conjunto quais as estratégias de fortalecimento do PIAJ para a Cáritas Nordeste 2.

 


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *