A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, por meio do Setor de Mobilização de Recursos, lançou, a Campanha Cofrinhos Solidários. Com o mote “Sua moeda vale um sorriso”, o objetivo é iniciar um trabalho de captação de recursos na perspectiva individual, tendo em vista o fortalecimento das Organizações Membros que compõem a Rede.

De acordo com a proposta, a cada ano, será trabalhada uma linha de ação em que a Cáritas atua. Em 2017, a arrecadação terá como alvo as ações em torno da infância, adolescência e juventudes. Para iniciar a campanha, foi confeccionado um milheiro de cofrinhos. Após a apresentação da dinâmica de arrecadação às Organizações Membros, cada entidade está responsável por uma caixa com 66 unidades.

Durante este primeiro ano, cada Organização vai trabalhar para captar a meta, que é de R$ 660, ou seja, R$ 10 por cofrinho. Nos casos em que o valor estipulado for superado, o acréscimo ficará para a própria Organização Membro.

A ideia é que, após as mobilizações de captação de recursos, as entidades façam a prestação de contas durante a fase avaliativa do Planejamento Operacional Anual (POA), prevista para ser realizada em novembro deste ano. Na ocasião, as entidades que se interessarem em receber o valor arrecadado pela Rede, deverão expor a ideia de um projeto, que contemple a linha da infância, adolescência e juventudes. Em seguida, as demais Organizações Membros votarão e, dessa forma, o recurso será repassado para que a ação seja iniciada.

De acordo com o assessor regional de Mobilização de Recursos, Célio Meira, mais do que uma ação para captar recursos, a campanha tem o objetivo principal de sensibilização social. “O objetivo não é tornar a Cáritas conhecida por mais um cofrinho que está no mercado, mas pela nossa capacidade de juntar pessoas em torno de uma causa, um objetivo comum, voltado para as crianças, os adolescentes e os jovens’’, explicou.

Quem quiser adotar um cofrinho, pode entrar em contato com o setor de Mobilização de Recursos por meio do telefone (81) 3231-3435 ou pelo e-mail celio@caritasne2.org.br